Popularmente conhecida como lombriga, a ascaridíase é uma parasitose causada pelo verme nemátode Ascaris Lumbrigoide
Este parasita de reprodução sexuada pode chegar até 40 cm de comprimento. Geralmente a fêmea possui tamanho bastante superior ao macho.
Seus ovos são “microscópicos” e costumam sair junto às fezes de seu hospedeiro. Seu desenvolvimento se dá em ambientes quentes e úmidos. O solo de países de clima tropical é o tipo de ambiente considerado ideal ao seu desenvolvimento.
A contaminação por este parasita ocorre através do consumo de água ou alimentos infectados por seus ovos.
Depois de ingeridas, as larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam o sistema circulatorio, chegando ao fígado, onde crescem num período inferior a uma semana. Após isso, elas retornam a corrente sanguínea passando pelo coração e pulmões.
Dentro dos pulmões, elas absorvem mais nutrientes e oxigênio em abundância para garantir seu crescimento. Quando crescem demasiadamente para continuarem dentro dos alvéolos pulmonares, estas larvas sobem em direção a faringe, onde são em sua maioria engolidas.
Através do tubo digestivo elas alcançam o estômago e chegam ao local onde completam o seu desenvolvimento até a fase adulta: o intestino delgado.
Durante seu período de permanência dentro do intestino delgado de seu hospedeiro, ela se reproduzirá e liberará novos ovos que darão início a toda a trajetória já explicada.
A higiene pessoal e o saneamento básico são importantes fatores de prevenção a infecção por este parasita. Medidas de higiene durante o preparo de alimentos, principalmente com relação às verduras, também são medidas indispensáveis.